O Perfeito Natal: social, ambiental e não-consumista




O Natal chegou… Lá, lá, lá… Hora de muitos presentes… e muita comida deliciosa…
O teu Natal tem de ser diferente para o bem de toda a humanidade. Concentra-te nesta ideia: é importante ter preocupações sociais, ambientais e não-consumistas.
Vamos começar pelo ambiental. Enquanto fazes as tuas compras de Natal, tenta considerar a Natureza que nos dá tudo, dando-lhe valor. O Natal, para muitas famílias, é tempo de gastar: papel de embrulho, peru assado, brinquedos… e a Natureza sofre por tudo! Tenta variar e gastar menos. Se as pessoas comprarem tudo o que resta de algo, talvez não haja mais no supermercado. Além disso, existem outras delícias natalícias que, na minha opinião, tens que provar!
Vamos passar para um Natal não-consumista. Tenta comprar apenas o necessário para o Natal. Todos nós concordamos… até a tua carteira!
E quanto ao Natal social? Bem, bem, bem… Tenta interagir mais com a sociedade. Provavelmente, na tua localidade (ou na tua cidade) haverá uma festa de Natal onde todos podem ir festejar! Se não queres gastar muito dinheiro, participa nessas festas. Haverá sempre uma comissão encarregue de cobrir as despesas e podes divertir-te com os teus vizinhos e amigos! Mas se queres contribuir para a sociedade neste Natal, doa alimentos, dinheiro e outros produtos aos que mais precisam.
Agora já sabes o que fazer: lê este artigo quantas vezes forem precisas e porta-te bem!

Texto: Letícia Bastos, 6ºK, Clube de Jornalismo
Foto: Mariana Morais, 5ºB, Clube de Jornalismo