Uma experiência na rádio: “Põe a tua terra nos píncaros”

Os alunos da turma do 6ºJ, da Escola Básica João Afonso de Aveiro, participaram no concurso da Rádio Miúdos, “Põe a tua terra nos píncaros”, e... venceram!



Para este concurso, os alunos tinham de pensar em muitos dos sítios da sua cidade, Aveiro, que apreciavam. Dividiram-se em três grupos e cada um falou de aspetos muito diferentes, para além de prepararem textos com formas diversas.

Uns redigiram um diálogo, outros, um texto geral narrativo sobre vários locais aveirenses e outros finalmente, um texto também narrativo, mas muito específico, visto que falava principalmente do Museu de Santa Joana.

No dia da gravação, juntaram-se os conteúdos dos três textos, acabando o texto final por ser em forma de diálogo, por esta forma ser mais dinâmica para os ouvintes. Também deu a possibilidade a cerca de dez alunos de lerem uma parte do texto, depois de vários ensaios.

A gravação final foi uma simulação de uma conversa informal entre amigos, que discutiam entre eles o que fazer na cidade. Alguns dos alunos que gravaram sussurravam, porque fingiam que não sabiam da gravação, ou porque se estavam a dirigir a uma pessoa só. Outros falavam em voz mais alta, pois estavam a dirigir-se a todos e, claramente, para a rádio.





Texto: Alex Valente, David Portas e Miguel Valente (6ºJ)