Viagem a Lisboa




   Para terminar o ano letivo de 2016/17, no dia 6 de junho alunos do 9ºC e Vocacional visitaram a cidade de Lisboa para aprofundar alguns dos temas estudados nas disciplinas de português, história e cerâmica.


   Acompanhados pelas professoras Ermelinda Alves e Rosário Abranches, e cheios de sono, pois levantaram-se cedíssimo para percorrer vários quilómetros de comboio, visitaram a exposição SOS – Azulejo, na sede da Policia Judiciária, onde puderam aprender mais sobre este tão importante projeto (do qual a Universidade de Aveiro é parceira) para a preservação da azulejaria portuguesa, que é tão maltratada nas ruas do nosso país.


   Seguiram depois para o Mosteiro dos Jerónimos, mandado edificar por D. Manuel I, onde puderam admirar as sepulturas do poeta Camões e do navegador Vasco da Gama, o claustro e a igreja. Declarado Património Mundial da Unesco em 1983, este monumento de estilo manuelino exibe uma profusão de elementos religiosos, náuticos e régios.


Por fim, no Padrão dos Descobrimentos (edificado em 1940 para a Exposição do Mundo Português) ouviram uma palestra sobre a simbologia deste monumento e as personagens nele representadas.    




   Do cimo puderam apreciar uma vista fantástica da ponte 25 de abril, do rio Tejo, e de toda a cidade de Lisboa. 


   Depois de terem aproveitado bastante todos os momentos deste dia tão cansativo, de terem usado meios de transporte tão diferentes do habitual (comboio, metro, elétrico e autocarro) e provado um dos afamados pastéis de Belém e uma bebida no famoso café Starbucks, regressaram a Aveiro levando consigo  alguns presentes e muitas memórias.





Texto: Sarah Bonfim 9ºC
Fotos: Prof.ª Ermelinda Alves e Shangyi Sun